O mangá é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos japonesas, o seu estilo próprio de desenho e o movimento artístico relacionado. No Japão, mangá é qualquer história em quadrinhos. Vários mangás tornam-se animes, vão para a televisão, cinema e etc.
O sentido de leitura de um mangá japonês começa direita para a esquerda, e a leitura dos balões é feita da extrema direita, como na foto, para a esquerda.
A melhor parte dos mangás aconteceu em 2000, com o lançamento de títulos como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco.
Editoras que lançam mangás:
- Editora Conrad
- Editora JBC
- Editora Cedibra
- Editora Globo
- Editora Sampa
- Editora Abril
Há também os fanzines e dōjinshis, que são revistas feitas por autores independentes, sem nenhum vínculo com grandes empresas. Algumas dessas revistas criam histórias inéditas e originais utilizando os personagens de outra ou podem dar continuidade a alguma série famosa
Os mangás também influenciam escritores de vários países, como Frank Miller, fora de alguma maneira influenciado em algumas de suas obras. As influências recebidas dos mangás japoneses ficaram mais evidentes com a minissérie Ronin.
Além de tudo isso, é bastante comum encontrar histórias on-line de vários países nesse estilo e até ilustrações mais corriqueiras como das relacionadas à publicidade.